domingo, 27 de dezembro de 2009


A todos vocês um final de ano maravilhoso;
Um final de ano com abraços e sorrisos fraternos;
Um final de ano com momentos inesquecíveis;
Um final de ano cheio de saúde;
Um final de ano com comidas gostosas e saudáveis;
Um final de ano repleto de paz;
Que sua última semana de 2009 seja preenchida de alegria;
Que a saudade lhe remeta a bons momentos;
Enfim, que se renove a esperança e o otimismo para alcançar
suas metas em 2009.
Deus abençoe a todos.

quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Fantoches de caixa




Olha que turminha alegre e pronta pra interagir com as crianças. Esses foram pra Tia Carla e sua turminha, com exceção da pequena loirinha, que foi um presente pra Yohanna. Usei caixas de leite longa vida e de perfume. Para encapar: papel color set e papel madeira. Nos detalhes: feltro e EVA. TNT para cobrir o braço de quem manipula.

sábado, 24 de janeiro de 2009

Utilidades


Com um pedaço de tecido quadriculado e fitas de cetim, decorei este vidrinho, que era de papinha de neném. Agora virou um porta-qualquer coisa.

quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Avião de PET







Este avião de pet diverte e estimula as crianças a fazerem o brinquedo. A garrafa acima é de 1l. Fiz 2 cortes com estilete, acima da metade - quando deitada - no tamanho de 8cm. A asa é feita de papelão (tem 8x13cm) e pode ser coberta com qualquer tipo de papel (adesivo, presente, color-set, etc.), mas para ficar mais divertido usei páginas de um velho gibi e coloquei 2 tiras de papel adesivo.








Reparem nos pés feitos de canudinhos de papel. Usei aquele de encartes (farmácias, supermercados, etc.). Ele ficava sempre tombando para um dos lados, então essa foi a maneira que encontrei de mantê-lo parado. A asa menor tem 3x8cm e assim como os pés, foi colada com cola quente.
Onde aprendi: Guia Prático para Professoras de Educação Infantil.


quinta-feira, 15 de janeiro de 2009

Falando de Sentimentos II


Como você se sente hoje? As crianças deste século recebem muita informação, e algumas tem várias atividades diárias (inglês, natação, balé, etc.)... mas todos nós sabemos que o estresse também é resultado de muitas coisas que agridem o nosso organismo, o que acarreta problemas psíquicos, emocionais e até infecciosos. Nossas crianças não estão livre disso. Os pais também são causadores do estresse dos filhos. Elas aprendem vendo e ouvindo, e os pais são as primeiras pessoas de influência na vida da criança. O sábio Salomão escreveu:
"Ensina a criança no caminho em que deve andar e ainda quando for velho não se desviará dele
Pv 22.6.
Por qual caminho você tem ensinado sua criança a andar?
Falando de Sentimentos






Assim como acontece com os adultos, as crianças também tem dias que precisam de um carinho a mais, apenas expressam de maneira diferente: umas choram, outras ficam quietinhas em seu canto esperando que alguém vá até elas e há algumas que não querem saber de nada. É aí que precisamos explorar o seu coraçãozinho e solucionar o que está acontecendo. Nada melhor do que recebê-la na classe e deixá-la expressar o que sente no quadro "Eu quero..." (carinho, abraço, beijo). Este quadro foi feito com papelão coberto com flanela, (o feltro é melhor). Os quadrinhos foram feitos em cartolina grossa (duplex), mas pode ser em guache. Atrás um pedacinho de velcro para aderir à flanela. No verso aproveitei para fazer outro tema: "Hoje estou..."
Aprendendo a contar




Esta centopéia foi feita para a classe do PEPE. Os círculos coloridos são feitos em papel crepom. As plaquinhas enumeradas possuem papel crepom no verso para aderir aos círculos. O vasinho da flor é uma bolsinha e serve pra guardar os números. É feito de TNT, tem uma fita para amarrar e foi colado com cola quente.